No vídeo publicado ontem no Canal Mulher na Bolsa, trouxe algumas dicas para você entender o que é #daytrade de verdade.

Qual foi a minha motivação? Olha, é bem cansativo ser bombardeada com promessas ilusórias o tempo todo nas redes sociais. Sinto repulsa e indignação quando vejo as propagandas de dinheiro fácil e rápido. A tal “ostentação” de carros, helicópteros e lanchas nas imagens ou vídeos, e de repente, aparece um vendedor inescrupuloso dando a entender que, com a bagatela de R$100 reais, é possível ter uma vida luxuosa daquela operando daytrade.

Obviamente, não há nada de errado em possuir bens luxuosos. Pelo contrário: trabalhamos com o intuito de ter uma vida confortável. O dinheiro é ferramenta para realizar sonhos e conquistar objetivos.

De igual forma, não há nada de errado em ensinar e vender cursos. Mas, o errado é enganar e ludibriar, principalmente, quem não tem conhecimento do que são operações de daytrade.

Quando o seu mentor possui experiência e resultados positivos no Mercado Financeiro, como eu tive a sorte de ter um mentor assim, o caminho é menos espinhoso. O mentor serve como um guia e te mostra os atalhos por onde você deve seguir.

Mas, é interessante como muitas pessoas vendem ilusões. Mais interessante ainda é que muitas outras pessoas compram essas ilusões.

A ilusão de ficar bilionário do dia pra noite. A ilusão de só ganhar e nunca perder. A ilusão de trabalhar 2 minutos por dia e viver de férias. Existe algo realmente fácil na vida? Do dia pra noite a pessoa começa a ganhar rios de dinheiro? Já ouviu falar de alguém que atingiu o sucesso na profissão “por acaso”?

E você conhece algum bom profissional que não tenha estudado, pesquisado e praticado muito?

Então, vamos falar a real? A atividade de trader não é simples, não é jogatina e não é loteria. Você não coloca dinheiro “pra queimar”. E, também não é uma atividade com lucros fáceis e rápidos. Há um caminho a ser percorrido até atingir os resultados satisfatórios.

Então, um alerta pra você que está começando no mundo dos investimentos: CUIDADO com as falsas promessas de ganho fácil na internet. Não rasgue dinheiro! CUIDADO com os mentores que não têm resultados, mas vendem cursos dizendo que possuem experiência.

Não é da noite pro dia que se ganha dinheiro no Mercado Financeiro, ainda mais com operações arriscadas.

Para começar a operar daytrade, você precisa colocar em prática e treinar bastante para que os resultados positivos cheguem. O dinheiro é a nossa matéria prima. Mas, você deve saber usar essa matéria prima de forma inteligente. Existe um simulador para que você treine o que estudou na teoria, então, não há motivo para “queimar” dinheiro, rasgar dinheiro ou “tentar a sorte”.

Aprenda primeiro, invista em conhecimento, estude e treine bastante. Acerte os seus ponteiros e, depois, você parte pra conta real e começa a operar com o seu dinheiro.

Mas, antes de tudo isso, existe um universo que você precisa conhecer: o da organização das finanças pessoais e da construção da reserva financeira. E isso já foi assunto aqui no Blog.

Fico pensando que o meu Professor Robert Shiller, ganhador do prêmio Nobel de Ciências Econômicas, se acompanhasse os vídeos dos vendedores de ilusões, ficaria tão indignado quanto eu estou.

Não se iluda!

Escrito com muito carinho por Caroline Daher.


Caroline Daher é analista de investimentos CNPI-T, criadora do Blog Mulher na Bolsa, escritora e Mestre em Direito e Negócios Internacionais. É apaixonada por aprender e ensinar.