fbpx

Blog

Carta aberta a quem tem medo de investir

 

 

Publicado originalmente em 23 de novembro de 2019

 

Sou a pessoa que, por muitos anos, fez investimentos em renda fixa, deixava dinheiro da poupança,com baixíssima rentabilidade, por puro medo. O medo paralisa e também fecha portas.
Então, eu resolvi te escrever essa carta.

Não quero que você fique paralisado, como eu fiquei por tanto tempo.
Meu conselho: se você não começar a fazer render o seu rico dinheirinho, daqui a 3 anos ou menos o arrependimento vai bater na sua porta.
.
Aprender a investir é um círculo virtuoso: quanto mais você entende o funcionamento, mais quer pesquisar e aplicar.

Entenda que os seus investimentos são a sua empresa: assim você deixa de se preocupar com os altos e baixos da economia a curto prazo e se concentra no trabalho para fortalecer e tornar a “empresa” viável a longo prazo!

A única forma de ter lucro na empresa da vida financeira é ter custos mais baixos do que a receita. Portanto, gaste menos do que você ganha e economize dinheiro para fazer os seus investimentos.
A visão é sempre essa: quanto eu posso economizar esse mês pra investir?
Se você tiver um objetivo a alcançar a longo prazo, ajuda no cumprimento das metas a curto prazo. Defina um!

Se você acreditar e tiver paixão por fazer o seu dinheiro crescer, se interessará por tudo que se relaciona a ele e saberá a melhor maneira de usá-lo.

Nos investimentos, não se pergunte: “como posso ganhar muito dinheiro?”, mas sim “como posso evitar perder muito dinheiro?”. Sim, os maiores investidores são obcecados em evitar perdas.

A diversificação é a sua aliada: diferentes ativos, mercados, prazos. Nunca, nunca coloque todos os seus ovos numa só cesta!
Comece abrindo uma conta numa corretora de valores, conheça o seu perfil de investidor e pesquise sobre as opções de investimentos disponíveis para você.

Cada pessoa é única, com quantidade de dinheiro e disponibilidade de tempo diferentes. Portanto, não se compare! Comece com o que você tem disponível nas suas mãos.
Só comece!

A sua liberdade financeira só depende de você!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email