fbpx

Blog

As decisões estratégicas do presente e o pensamento de longo prazo

Como mulher do setor de tecnologia com mais de seis anos de experiência no mercado corporativo americano, aprendi na marra a importância de negociar o salário logo quando você inicia um novo emprego.

 

Vinda de uma família de classe média no Brasil, o salário inicial para trabalhar com tecnologia nos EUA me surpreendeu e me brilhou os olhos! Muitos sentimentos de insegurança passaram pela minha cabeça. O ano era 2017. Minha primeira oferta foi de $65,000 para trabalhar em uma empresa de logística no interior do Tennessee, e a segunda oferta foi de $86,000 para trabalhar em Boston, uma das cidades mais caras dos Estados Unidos. Escolhi pela segunda oferta e a escolha não foi baseada no salário: mas sim nas oportunidades que aquela empresa e posição poderiam me abrir no futuro.

 

Hoje, seis anos depois, essa decisão se mostrou acertada: muitas portas me foram abertas. Pessoas, crescimento pessoal, investimentos financeiros, viagens, progresso de carreira, premiações, green card. Apenas para nomear algumas delas.

 

Sempre falo sobre a importância de demonstrar o seu valor, ter o seu elevator pitch pronto e alinhado, além de saber se vender com coerência. Essas características são fundamentais para as pessoas que estão buscando um trabalho sólido e um ambiente de trabalho que as valorizem.

 

Jogar o jogo do longo prazo faz com que saibamos tomar decisões estratégicas no presente. São difíceis, e valem a pena.

 

Minha experiência

Quando comecei na área, fui promovida após 12 meses de trabalho. Na época, a remuneração estava relacionada ao nível do diploma obtido. Descobri que um de meus colegas que não tinha mestrado como eu e morava em uma área com custo de vida mais baixo recebia o mesmo que eu. Quando fiquei sabendo, contei imediatamente ao meu gerente e ao RH, e eles me deram um aumento de 8% no salário. Nos anos seguintes, fui promovida e tive aumento salarial em uma média de nove meses. A negociação inicial foi crucial para o meu avanço financeiro na posição.

 

Uma negociação salarial inicial bem definida e estratégica faz com que sejamos remuneradas de forma justa pelas habilidades e conhecimentos que trazemos para a empresa.

 

Negociar seu salário é vital devido ao impacto de longo prazo que isso pode ter em seus ganhos. Muitos empregadores baseiam os aumentos salariais e bônus subsequentes em uma porcentagem do seu salário atual. Portanto, se você começar com um salário inicial mais baixo, isso poderá lhe prejudicar financeiramente nos próximos anos.

 

Ao negociar um salário inicial mais elevado, você não apenas aumenta sua renda imediata, mas também estabelece uma base mais elevada para futuras promoções.

 

Autoestima e confiança

 

Ao negociar seu salário, você envia uma mensagem poderosa sobre sua autoestima e confiança. Mostra que você está ciente do seu valor e disposto a defendê-lo de forma assertiva. Em áreas dominadas pelos homens, como a tecnologia, onde as mulheres estão frequentemente sub-representadas e enfrentam disparidades salariais entre homens e mulheres, negociar o salário pode ajudar a minimizar essa situação.

 

É uma forma de se defender e desafiar o status quo, garantindo que você está sendo recompensado de forma justa com base em suas habilidades, experiência e contribuições.

 

Com isso, estamos um passo mais perto de eliminar as disparidades salariais entre homens e mulheres. As mulheres, em média, ganham menos do que os homens, segundo o Fórum Econômico Mundial, e uma das razões por trás desta disparidade é a hesitação em negociar. Ao envolverem-se ativamente nas negociações salariais, as mulheres podem desafiar este desequilíbrio e trabalhar no sentido de reduzir as disparidades salariais. Estabelece-se, portanto, um precedente positivo para outras mulheres na indústria e contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais equitativo e inclusivo.

 

Negociar seu salário não envolve apenas ganhos financeiros imediatos; é um investimento no seu crescimento profissional e na satisfação geral. Ao negociar um salário adequado ao seu valor, é mais provável que você se sinta motivado em sua função. Isso irá aumentar sua confiança, aumentar sua satisfação no trabalho e aumentar seu envolvimento geral no local de trabalho.

 

Ao começar com uma base financeira correta, você se prepara para o sucesso e cria uma trajetória positiva para o avanço de sua carreira.

 

Como mulher do setor de tecnologia que “já esteve lá”, acredito que negociar seu salário é um passo crítico para estabelecer seu valor, eliminar as disparidades salariais entre homens e mulheres e preparar-se para o sucesso a longo prazo. Isso não apenas afeta seus ganhos imediatos, mas também estabelece as bases para futuros aumentos e promoções.

 

Não tenha medo de se envolver em negociações salariais e garanta que você seja remunerada de forma justa por suas habilidades, conhecimentos e contribuições na área e empresa que você trabalha.

 

Caso você queira planejar para negociar o seu salário e precise de ajuda ao fazê-lo, entre em contato comigo e agende uma consultoria gratuita de 30 minutos. Assine a minha newsletter em português nesse link, connecte-se comigo pelo LinkedIn e saiba mais sobre os meus serviços de mentoria clicando aqui.

Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Ela é escritora, mentora de carreira e contribuidora do site Mulher na Bolsa.
Mariana foi premiada como uma das 30 Latino 30 Under 30 pela revista El Mundo Boston em 2022; nomeada Young Hispanic Corporate Achiever em 2021 pela Hispanic Association for Corporate Responsibility; finalista da premiação Globant Women that Build Edition 2022, na categoria Raising Star pelo seu trabalho e esforços em Diversidade, Equidade e Inclusão de grupos subrrepresentados, no Brasil e nos Estados Unidos.
É cofundadora da Brazilians in Tech, uma organização que promove a união e inclusão de mulheres em STEM.
Formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP, possui um MBA em Inteligência Competitiva pela ESPM-Rio e um Mestrado em Ciência da Computação pela Jackson State University, nos EUA.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email