Artigos

O solitário trabalho do trader

Quase todos que entram para o mundo do Mercado Financeiro vislumbram com uma vida teoricamente “fácil” e eu não julgo: essa vida foi criada pelo comércio das vendas de cursos. Afinal, quem é que não gosta de uma grana fácil?

“O que os olhos veem, o ouvido ouve, a mente acredita”.

 

Mas as coisas não são bem assim…

E aqui eu não estou tirando o mérito de ótimos mentores que o mercado tem, e acredito sim, que com um bom mentor você avança alguns anos na profissão. O contrário também é válido: com um mentor ruim você regride alguns anos, principalmente financeiramente.

Saiba diferenciar.

 

A vida do trader é de muito estudo, de dedicação, você se torna um atleta de alta performance.

E quando falamos de alta performance é inevitável não deixarmos coisas para trás, que sejam elas, atitudes, colegas, vícios, outra profissão e etc. Acredite, a vida vai te guiando e te mostrando. (Aconteceu comigo).

 

Também tem a eterna “dor de corn0” que é a não satisfação dos resultados, nunca é o suficiente, sempre poderia um pouco mais. 5 pontos a mais, 100 pontos a mais, 1000 pontos a mais, isso se o mercado estiver a favor de sua posição. Porque se ele estiver contra, aaaaaaa, aí a história é outra…

“Que bom que eu saí disso” “Sou um gênio, pulei fora na hora certa”, orgulho puro.

 

Então, oscilamos emocionalmente em 100% das vezes.

E aqui entramos em um outro fator de 90% de relevância: emoções que oscilam. O mercado vai refletir em forma de resultados, sejam eles positivos ou negativos, todas as suas atitudes e emoções.

Cuide bem delas, é isso que fará diferença nos resultados, afinal, clicar em comprar e vender é muito fácil. Eu particularmente me dediquei muito quando o assunto foi emocional: terapias, livros, estudei muito sobre comportamento. E isso fez total diferença, não só nos resultados operacionais, mas em todos os campos da minha vida.

 

Poderia escrever muito mais aqui, mas vou deixar para o meu livro.

 

E em resumo, ser trader é isso: trabalho solitário, emoções conflitantes, alta performance, resultados ruins e bons resultados.

O que vai te manter em constância ou vai te derrubar é o desequilíbrio entre eles. Você terá dias ruins: não transforme em dias piores.


Picture of Eduardo Alves

Eduardo Alves

Empresário, trader e mentor. Criador do método DNA DE MERCADO, que ensina a fazer dinheiro na Bolsa de Valores.

Compartilhe: